sexta-feira, 20 de maio de 2011

Já jogou? Cartola FC

Imagino que muita gente já conhece o Cartola FC. Pelo menos todo mundo que assiste muito o SportTV ou o PFC para acompanhar os jogos do seu time do coração.
Para quem não conhece ou para quem ainda não fez o time esse ano, aqui vai uma descrição rápida.
O Cartola FC é um fantasy game, online. É muito fácil de usar e o objetivo é ganhar pontos. Para isso você deve montar um time usando os jogadores dos times da Série A do Campeonato Brasileiro. O desempenho desses jogadores na rodada determinará quantos pontos você fará e também o dinheiro que terá para a próxima rodada, pois bons desempenhos rendem valorização e o inverso também é verdadeiro. Os mais pontuados ainda podem ganhar prêmios dado pela SporTV, mas não é tão fácil assim!

(Clica nas imagens que elas aumentam, tá?)
Como participo?
Primeiro você se inscreve no site do Cartola ou usa seu cadastro na Globo.com.
Depois você cria o seu time, para isso você deve escolher um nome do time, nome do Cartola (que será uma espécie de presidente do time) e o time que você torce.
Aí chega a parte legal, onde você pode escolher o formato e a cor do escudo e camisa do seu time.








Pronto! Seu time está feito, agora está na hora de comprar os jogadores:
Vá no meu lá em cima e clique em "Meu Time" e vai aparecer essa tela:
Pronto, agora é só adicionando jogadores, lembrando que o time todo 11 jogadores + técnico tem que custar no máximo 100 cartoletas, então escolha com cuidado!
Depois que você terminar de montar o time, vai aparecer embaixo: "Time escalado", pronto você já está concorrendo para a próxima rodada.

Agora vão algumas dicas:
- Na hora de montar o seu time, pense bem se vale a pena colocar um jogador caro, pois pode ser que no jogo seguinte ele vá mal então ao invés de ganhar você perderá dinheiro, então muitas vezes é vantagem comprar um jogador bem baratinho se já esperança que ele jogue pelo menos "mais ou menos", pois ele valorizará com certeza!
- Fique sempre atento ao status do jogador (é a imagem que aparece do lado do nome dele), pois pode ser que ele não entre nessa rodada e então você fica sem ganhar nada com ele.
- Zagueiros, goleiros e laterais ganham pontos por jogo sem levar gol, então se você acha que um time não levará gol nessa rodada, vale a pena comprar um desses jogadores desse time, mesmo que eles não sejam muito bons.
- Gol vale muito, tipo muito mesmo então além de bons atacantes também vale a pena comprar aquele meia ou volante ou zagueiro que faz gol também.
- Os pontos que o técnico faz é uma média do somatório dos pontos de todos os jogadores do time, ou seja, escolha como técnico aquele do qual o time você acha que se sairá bem.
- Os jogadores perdem pontos e desvalorizam por faltas, cartões, gols perdidos, gols levados (no caso de goleiros), então jogadores indisciplinados e sem regularidade são o perigo estarem no seu time.
- Nem sempre quando o jogador vai bem ele desvaloriza. A questão de pontuação é um cálculo puro, pré-estabelecido, mas a variação no valor do jogador é uma coisa imparcial. Um jogador pode ter ido bem, dados boas assistências, jogado limpo, mas se for um craque e não fizer nenhum gol e uma falta, desvalorizará, pois esperava-se mais dele. Mas se for um jogador desconhecido e barato, como fome de bola que entrar, fazer dois gols ou assistências e sofrer bastante faltas ele com certeza valorizará, pois se esperava pouco dele.
Para entender o esquema de pontuação, cliquem na imagem abaixo:

No total é bem simples, né? E tem vários recursos de interatividade, um deles é as ligas. Qualquer jogador pode criar e entrar em ligas, além das obrigatórias que todo jogador está que é a nacional e a do seu time. Você pode juntar um grupo de amigos e determinar que no fim do campeonato o jogador com mais pontos da liga ganha um prêmio pago pelos outros, sei lá.

Novidades:
Esse ano o Cartola veio cheio de novidades, uma delas é a página no Facebook, lá eles postam novidades e você pode também levar suas conquistas e suas atualizações para o seu face, eu achei a idéia muito legal!
Hall da fama: é uma página onde você pode ganhar uma espécie de selos de qualidade, dependendo do tipo de jogador e do que você conseguir ganhar na rodada.
Bem é isso gente, espero que vocês tenham gostado e que se inscrevam e participem também, meu time é o "Pé de Moléculas", me convidem para suas ligas e se tiverem alguma dúvida que eu puder responder, sintam-se a vontade para perguntar.
Beijos
Paty

3 comentários:

  1. Nao conheciaaaa
    Gostei!

    Beijooooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu voltei a jogar isso!


    O melhor blog do meu .... Bairro !!!
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir