quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Saneamento Básico - O filme


Ótimo filme!!!

Recomendo...

Ficha técnica:

Ficha Técnica
Título Original: Saneamento Básico
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 112 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Estúdio: Casa de Cultura de Porto Alegre
Distribuição: Columbia Pictures do Brasil
Direção: Jorge Furtado
Roteiro: Jorge Furtado
Produção: Nora Goulart e Luciana Tomasi
Música: Leo Henkin
Fotografia: Jacob Solitrenick
Desenho de Produção:
Direção de Arte: Fiapo Barth
Figurino: Rosângela Cortinhas
Edição: Giba Assis Brasil

Elenco

Fernanda Torres (Marina)
Wagner Moura (Joaquim)
Camila Pitanga (Silene)
Bruno Garcia (Fabrício)
Lázaro Ramos (Zico)J
anaína Kremer (Marcela)
Tonico Pereira (Antônio)
Paulo José (Otaviano)S
érgio Lulkin
Marcelo Aquino
Zéu Brito
Lúcio Mauro Filho
Margarida Leoni Peixoto
Irene Brietzke
Sandra Possani
Felipe de Paula
Milene Zardo

Sinopse

Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.

Curiosidades
- Este é o 3º filme em que o diretor Jorge Furtado e o ator Lázaro Ramos trabalham juntos. Os anteriores foram O Homem que Copiava (2003) e Meu Tio Matou um Cara (2005).
- Este é o 2º filme em que o diretor Jorge Furtado e o ator Paulo José trabalham juntos. O anterior foi O Homem que Copiava (2003).
- Este é o 9º filme em que os atores Wagner Moura e Lázaro Ramos atuam juntos. Os demais foram Sabor da Paixão (2000), As Três Marias (2002), Carandiru (2003), O Homem do Ano (2003), Nina (2004), Cidade Baixa (2005), A Máquina (2006) e Ó Paí, Ó (2007).
- Jorge Furtado trabalhou durante 2 anos no roteiro de Saneamento Básico, O Filme.- A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, serviu de locação para o filme.
- As filmagens ocorreram entre 11 de julho a 13 de agosto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário