sexta-feira, 15 de abril de 2011

Já veio a Recife? Parte 1

Passo muito tempo em blogs internet a fora e vejo fotos e realidades de muitas cidades pelo Brasil. Cidades lindas, organizadas que tenho muita vontade de conhecer. Mas é comum alguém me perguntar pelo Twitter: Você mora em Recife, é? É, moro em Recife, tenho muito orgulho disso. Sempre que tenho a oportunidade de conversar com alguém de fora sempre pergunto se já veio a Recife. Quero mostrar agora para quem não veio o que está perdendo... Então vocês já podem começar a economizar para o próximo Carnaval! ;)

Recife é uma grande região metropolitana que mescla aspectos modernos e antigos. A chamada “Grande Recife” agrega partes de 3 outras cidades: Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe. No centro da cidade, é possível viajar no tempo com os casarões, igrejas e arquiteturas das épocas de Brasil colônia. Para quem gosta de história é um prato cheio.
Além as belezas naturais que sobram em todo o estado. Praias, parques, rios e um clima convidativo para os que gostam de calor.
Como falar não adianta nada, trouxe uma penca de fotos para vocês ficarem morrendo de inveja e para quem saiu de Recife, ficar morrendo de saudade, né?

Casa da Cultura


A Casa da Cultura é o local onde você vai comprar artesanato no Recife.

O prédio originalmente era a Casa de Detenção da cidade. As celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato e a Casa da Cultura tornou-se no maior centro da cultura e arte pernambucana em todo o estado. Ali você vai encontrar peças em barro, cerâmica, couro ou madeira que vão desde bonecas, jogos de xadrez e damas, bumba-meu-boi, maracatu até bolsas, sandálias, chapéus e bordados.
Eu, particularmente só fui uma vez quando era criança e a idéia que eu tinha na minha cabeça é que eu ia ver as celas com os esqueletos dos presos ou os presos fazendo artesanato, mas não é nada disso. Eles realmente transformaram o lugar e apesar deles praticarem aquela velha de "preços dos turistas" dá para comprar coisas legais para levar como lembrança e/ou dar de presente.

Faculdade de Direito do Recife

Por Carta de Lei do Imperador Pedro I foram criados em 11 de agosto de 1827, simultaneamente, dois cursos de ciências jurídicas e sociais, um na cidade de São Paulo outro na de Olinda.  Em 1912, mudou-se para o prédio onde funciona até hoje, na Praça Dr. Adolfo Cirne, no Recife, depois de concluídas as obras Governo da República.
O prédio construído por José de Almeida Pernambuco, ocupa uma área de 3.600 metros quadrados, no centro de uma área ajardinada e seu projeto arquitetônico, eclético, com predominância do estilo neo-clássico é de autoria do arquiteto francês Gustave Varin. Possui uma grande biblioteca com mais de cem mil volumes, muitos deles raros e preciosos, nas áreas de direito, filosofia, história e literatura, tendo sob sua guarda, inclusive, a biblioteca que pertenceu a Tobias Barreto.
Engraçado que eu passava várias vezes na frente desse prédio e não sabia o que era, só pensava, "Poxa, que prédio grande e bonito!", só depois que entrei na UFPE foi que percebi que o curso de direito não ficava no campus, aí lembrei desse prédio e passei a dar mais importância para ele, mas é muito bonito mesmo, vale a pena conferir!
Forte do Brum (Forte das Cinco Pontas)

O Forte do Brum é um forte de guerra, construído a partir de 1626 pelos portugueses e concluído a partir de 1630 pelos invasores holandeses.

Depois, em 1654, os holandeses foram expulsos e os portugueses o reconstruíram.
Atualmente é um Museu Militar onde estão expostas armas, munições e fardamentos desde a época da invasão holandesa até tempos mais próximos de nós.
Vale a pena visitar, pois é uma construção que tem tudo a ver com a história do Recife e das disputas entre portugueses e holandeses pelo território brasileiro.
Esse eu vejo desde de criancinha, sempre passando por ele de ônibus uma vez eu perguntei à minha mãe o que era aquilo e porque tinhas armas em cima e ela disse: "É o forte das cinco pontas!", mas eu pensei "E por que então só tem quatro?". Mas o desenho original dele tinha cinco bastões ou algo assim, mas terminou sendo conhecido assim até hoje!

Fundação Gilberto Freire

A Fundação Gilberto Freyre é uma casa-museu onde é possível ver objetos pessoais do sociólogo, assim como móveis antigos, porcelanas finas, pratarias e peças de arte popular.É uma delícia caminhar pela casa do estudioso pernambucano e ver as homenagens que recebeu, o artesanato que possuía, os móveis que utilizava. Ao redor da casa, há um sítio ecológico também muito agradável.
Eu lembro de ter ido lá quando era criança, mas achei chato, talvez se eu fosse lá acharia menos chato... ¬¬

Gabinete Português de Leitura


O Gabinete Português de Leitura é uma instituição cultural, literária e de estudos lusófonos. É parecido com uma biblioteca. Para você que vai passear, fazer turismo, vale a pena conhecer, pois é uma visita rápida e que mostra mais uma instituição portuguesa na cidade. O prédio é muito bonito por fora e por dentro.
Também fui quando era pequena... e a lembrança que eu tenho é que queria brincar que estava em um palácio, com meus súditos e entramos em guerra, mas aí reclamaram e mandaram a gente parar de correr, saco! Mas também quem leva crianças para fazer esses passeios histórico-culturais? (Resposta: minha tia pedagoga!¬¬)

Instituto e Oficina Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand é um ponto turístico obrigatório para quem visita o Recife. Tem uma pinacoteca linda e um museu de armas no formato de castelo que é fantástico. Você se sente num museu americano ou europeu. A Oficina Brennand é um dos lugares mais incríveis do Recife! Algo que a gente nunca imagina que possa existir! O local era uma olaria, uma fábrica de tijolos e telhas herdada por Francisco Brennand e transformada em sua oficina e museu. São galpões imensos, caminhadas e mais caminhadas, esculturas e mais esculturas, muitas das quais com alguma conotação sexual. É realmente um lugar único! Este é um passeio que vale a pena fazer no Recife. As esculturas de Brennand são muito famosas e você pode vê-las em diversos lugares, como por exemplo no metrô de São Paulo.

Ah, eu nunca vi essa coleção de armas, fui com a turma da escola só ficar vendo quadros e tapeçaria... sem graça! Mas o lugar é lindo demais... Se eu fosse quando criança ia querer brincar de castelo sendo ameaçado de guerra, sim!

Museu do Estado de Pernambuco

O Museu do Estado de Pernambuco possui um grande acervo de peças relacionadas à história de Pernambuco. Atualmente o acervo fixo do Museu do Estado tem mais de 14 mil itens distribuídos nas seguintes categorias: Presença Holandesa em Pernambuco, Arqueologia, Cultura Afro-brasileira, Cultura Indígena, Mobiliário, Arte Sacra, Porcelana, Cristais, Pintura e Ex-votos. O Museu do Estado de Pernambuco é um dos mais modernos museus do país, com capacidade para abrigar exposições de médio e grande porte. O espaço do Museu abrange, além do palacete do século XIX, o Espaço Cícero Dias e uma casa onde são realizados cursos e oficinas de arte.
Também fui quando era criança... Não vou nem contar o que aconteceu. Mas para quem gosta vale a pena é bonito e tem bastante coisa pra olhar.


Para terminar por hoje:
Teatro de Santa Isabel



O Teatro de Santa Isabel ,monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31 de outubro de 1949 representa o primeiro e mais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país. A idéia de construir um Teatro público no Recife, capital da província, partiu de Francisco do Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista, presidente da província de 1837 a 1844. O Santa Isabel é considerado por muitos como o mais belo edifício teatral do império. Um dos poucos exemplares do genuíno neoclassicismo erguidos no Brasil na primeira metade do século XIX. A iniciativa de Pernambuco, de construir um Teatro de porte e elegância, em 1840, serviu de exemplo para outras capitais que, estimuladas pelo prestígio da província pernambucana e pelo incremento das atividades artísticas e sociais constatadas, adotaram iniciativa semelhante. Eis o Teatro de Santa Isabel: elegante, refinado, em pleno século XXI ainda (e cada vez mais!) oferecendo aos pernambucanos e todos que o visitam a visão de uma sociedade que cada vez mais toma gosto por atividades sócio-culturais. Centro irradiador das atividades artísticas desde a época do Império, elevando o brilho da democracia republicana posteriormente. A arquitetura neoclássica do inicio do século XIX está agora aliada à modernidade. A reforma fez uso da tecnologia que permitiu inovações na estrutura do Teatro e conforto para os espectadores. A arquitetura original está preservada, mas novos recursos tecnológicos foram implantados. O Teatro de Santa Isabel alia tradição e modernidade na vida cultural da capital Pernambuco. 
Nossa esse teatro é lindo. Sempre que eu vou assistir uma peça lá, os artistas sempre param para elogiar a arquitetura do teatro é linda mesmo! Vale a pena você ir... E esse fim de semana vou estar vendo Improvável lá! Morram de inveja!





9 comentários:

  1. Ótimo post!
    Ótima dica!
    ainda não fui mas adorariaaaaa

    Beijoooooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Adoramos o blog, muito útil e criativo. Parabéns.

    Gostamos muito de saber mais sobre Recife, e passaremos tudo para os nossos visitantes que queiram viajar tbm.

    Estamos seguindo, aguardamos sua visita!

    interajalivre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Recife é uma linda cidade com certeza, conheço as praias, ainda volto para conhecer sua história.
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá. Conheci esse blog através dos seus outros blogs. Amei. Estou morando em Suape há um ano e fuço a blogosfera há uns dois meses.
    Estava procurando por blogueiras que fossem daqui.

    Amei demais as dicas. Ainda não conheci todos esses lugares, mas irei em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá. Alguma dica sobre o 'indispensável' numa viagem de 3 dias por favor !cachorroassassino@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu n conhecia alguma scoisas e olhe que sou de recife... mentira eu conheço! hauhauahuaha
    mas o post ficou show

    ResponderExcluir
  7. Já estive em Recife algumas vezes, gostei muito do lugar como bom paulistano fui em todos o shoppings ai fui também e Porto de Galinhas lugar simplesmente magnifico!

    ResponderExcluir
  8. Espero voltar ai em Recife em breve gosto do lugar só não mude de ves porque sou apaixonado por São Paulo a cidade viu pois sou PALMEIRAS kkkk

    ResponderExcluir
  9. Recife é liiiiiiindo!!!!!!!
    beeijos,
    sweetdarkmachine(.)blogspot(.)com

    ResponderExcluir